Dia Mundial da Higiene das Mãos

Segundos Salvam Vidas – Lave as suas Mãos

Lavar as mãos é a medida mais eficaz para combater o coronavírus e muitos outros microorganismos. Hoje, 5 de Maio, assinala-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos.

Lavar as mãos. Uma medida simples que merece agora a atenção de todos devido à pandemia COVID-19 e ao risco de contágio por SARS-CoV-2. Mas a lavagem das mãos é tão importante para prevenir a transmissão de tantos outros microorganismos que estão na origem de várias doenças infecciosas que a Organização Mundial de Saúde consagrou o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Higiene da Mãos.

Este dia celebra-se no contexto “Segundos Salvam Vidas – Lave as Mãos”, visando sensibilizar a melhoria das práticas da higiene das mãos em poucos segundos.

Em casa, no trabalho, em qualquer lugar. Lave a mãos com água e sabão. E para a eventualidade de não ter água e sabão à mão, traga sempre consigo um desinfectante para as mãos à base de álcool.

As mãos que dão vida, as mãos que dão confiança, as mãos que dão amor. As mãos que salvam vidas! Cuidar da higiene das mãos é, hoje, um gesto simples que salva vidas. Proteja-se e proteja os profissionais de Saúde. Está nas mãos de todos!

“A criação de uma cultura de higiene das mãos é algo que demora muito pouco tempo, são 20 segundos que salvam vidas. Quantos mais fizermos isso na comunidade mais vidas conseguimos salvar”.